O melhor treino de todos é fazer muito mar, no entanto, quando este não o permite, os treinos de piscina podem manter-te em forma.
Deves fazer estes treinos acompanhado, aconselho-te a que faças formação com algum instrutor de apneia certificado pela FPAS. Deixo o link para a o site da FPAS
Os treinos de piscina devem ter uma componente de aquacidade e apneia.
Os exercícios de treino são variados, executa apneia dinâmica e estática, pode-se iniciar o treino com aquecimento fazendo “golfinhos”, indo depois diminuindo o tempo de recuperação de respiração à superfície entre cada um, até chegar a uma única inspiração.
Os exercícios de treino são variados, executa apneia dinâmica e estática, pode-se iniciar o treino com aquecimento fazendo “golfinhos”, indo depois diminuindo o tempo de recuperação de respiração à superfície entre cada um, até chegar a uma única inspiração.
Podes fazer séries de piscinas, começando com 25 metros de apneia e depois piscina e meia, até conseguires chegar às 2 piscinas, aqui o que importa é o tempo e não a distância.
Um minuto e meio para duas piscinas é bom........quanto mais tempo, melhor.
Varia a velocidade, de modo a executares uns “sprints” de 25 metros, vires à superfície dar duas inspirações e voltares aos outros 25 metros de apneia. Isto são apenas pequenos exemplos.
Deixo um link para o site do Umberto Pelizzari , que são os treinos que utilizo.
Deixo um link para o site do Umberto Pelizzari , que são os treinos que utilizo.
Na minha óptica o melhor local de treino em piscina em Portugal são as piscinas do Estádio do Jamor, têm um fôsso de 5mt, onde em tempos treinei inserido num grupo de amigos, durante uns anos.
Em Terra
Para te manteres em forma fisicamente, tenta encontrar o teu deporto paralelo.
Há quem faça a sua corrida a pé, há quem faça BTT, enfim, mas é fundamental encontrares um treino intenso aérobio e também anaérobio.
No meu caso optei pelo SpinBike, que faço 3 a 4 vezes por semana, é um desporto de ginásio onde tens as duas componentes de frequência cardíaca, normalmente os treinos são de 50 minutos, á quem faça menos, e as médias ( em 50 minutos) de bpm do meu coração em treinos intensos pode chegar aos 162 bpm.
Normalmente faço entre 152 bpm e 158 bpm de média nos 50 minutos, mas também já fiz por vezes 168 bpm que é um treino extraordinário.
Fazem-se picos de 180 bpm com durações de 30 seg. a 1mínuto, e a perca calórica anda pelas 600 calorias por treino.
Atendendo á idade estes valores variam, mas, regra geral convém que te mantenhas acima dos 155 bpm e abaixo dos 175 bpm, em frequência momentânea.
A particularidade fornecida por este regime de treino é o aumento da tua captação máxima de oxigénio pelo sangue (Vo2max), melhora a tua irrigação sanguínea, o teu coração será capaz de fornecer mais sangue por cada sístole e este mais oxigenado.
Forma-te uns excelentes músculos de perna.
Boa tarde, Sou o Tiago e encontro-me a fazer uma monografia sobre a Apneia e Surf e gostaria de saber se me poderia ajudar com alguma bibliografia para a concretização do meu trabalho. Sou um fiel seguidor do seu blog, mas a minha orientadora diz que não posso usar a informação sem estar fundamentada. Grato pela atenção dispensada, fico a aguardar a sua resposta para o email tiagovasilva@gmail.com. Muito obrigado.
ResponderEliminarCumprimentos,
Tiago Silva
Olá Tiago, a que género de Bibliografia se refere ?...sobre o quê ?
ResponderEliminar